Pedagogia Política!
terça-feira, outubro 31, 2006
Este filme, foi gravado por João Salles, e retrata uma reunião entre José Dirceu (Detido pela CPI do Mensalão), Bruno Maranhão (que invadiu o Congresso), Lula, Luiz Gushiken - Ministro Chefe da Casa Civil (acusado de participação em desvio de Verbas), Gilberto Carvalho (acusado de proteger Sombra, e alegadamente envolvido na morte de CELSO DANIEL) e Guido Mantega.
O Exmo. Presidente Lula na sua grande humildade apenas quis aparecer no inicio do filme, trajando de verde.
Pretende-se com este filme oferecer a V.ª Exas um Know How que poderá ser importante para o futuro (ouçam com atenção os últimos segundos do vídeo)
Com os melhores cumprimentos,
E tudo o vento levou!
Exmos. Ministros SombraHoje é um grande dia para o nosso País!
O contrato de adjudicação do concurso de atribuição de 1.200 megawatts (MW) de potência eólica ao consórcio Eólicas de Portugal é assinado hoje com toda a pompa e circunstância.
Como, muito bem, a (nossa) comunicação social veio transmitir "A atribuição de potência à Eólicas de Portugal sobe para 1.200 MW por ter sido classificada com «mérito excepcional», o que prevê a atribuição de 200 MW suplementares e a possibilidade de instalar uma sobrecapacidade de 20 por cento, o que resulta em outros 200 MW adicionais.
O projecto vai criar 1.800 postos de trabalho directos e 5500 indirectos anuais nos primeiros seis anos."
Exmos. Ministros Sombra, seria preocupante se a interpretação efectuada deste grande passo para Portugal fosse convertida numa errada noção de que o nosso País está obrigado a cumprir metas ambientais até 2010 e apenas por isso está a tentar despachar à pressa estes parques eólicos sob pena de vir a pagar mais de dois mil milhões de euros de multa!
Por esse motivo peço a todos que transmitam, sempre que tiverem oportunidade, o verdadeiro entendimento a efectuar deste investimento que Portugal faz no seu futuro!
Com os melhores cumprimentos,
O verdadeiro Primeiro Ministro!
domingo, outubro 29, 2006
EPUL – Empreendimento Para Uns Lucrarem
Exmos. Ministros Sombra
Aprendamos com quem sabe!
A EPUL(Empresa Pública de Urbanização de Lisboa) deverá ter aqui espaço para um merecido reconhecimento público.
Esta empresa é sinónimo de estímulo empresarial em Portugal.
Vejamos:
Estimula o mercado de arrendamento, pagando 50 mil euros por um humilde espaço situado no mesmo edifício da SAD do Sporting, sede provisória há quatro anos.
Estimula o mercado de mobiliário, visto que pagou cerca de 2,5 milhões de euros, para mobilar esse humilde espaço.
E por fim, estimula os seus próprios trabalhadores efectuando contratos de trabalho vitalícios, de forma a demonstrar ao seu funcionário a importância do mesmo para a empresa.
E apesar de tudo isto continua saudável sem quaisquer dívidas (como sabemos é a Câmara de Lisboa que as tem)
Meus senhores, temos aqui um modelo de gestão a seguir!
Com os melhores cumprimentos,
O Ministro Sombra da Justiça,
Al-berto na Choça
Convocação para reunião urgente!
sexta-feira, outubro 27, 2006

Os nossos serviços de informação estão "em grande":
Informo os Exmos. Ministros Sombra que o líder da oposição, Dr. Marques Mendes, pretende crescer 3% até ao final do ano!!!
Proponho uma reunião urgente! Temos de reagir a esta medida!
Ocupação de empresa
Um video do passado que se repete no presente!
Alteração Orgânica em Quase todos os Ministérios
Informa-se os Exmos. Ministros Sombra da seguinte alteração legislativa.
Diário N.º 208 , Série I de 2006-10-27 (128 pág. 1295 KB) - Alteração da Lei Orgânica do XVII Governo Constitucional, (Presidência do Conselho de Ministros e de quase todos os Ministérios).
Lamento informar o Exmo. Ministro Sombra dos Assuntos Parlamentares que o seu Ministério não será alvo de qualquer alteração.
Remeto-lhe desde já os meus votos de total solidariedade.
Com os melhores cumprimentos,
O Ministro Sombra da Justiça,
Al-berto na Choça
Mensagem Urgente
quinta-feira, outubro 26, 2006
Recebi mais uma informação dos nossos serviços secretos deveras importante:
Os nossos serviços tomaram conhecimento que a sua viagem para Cabo Verde para promover o seu projecto de um novo sistema de saúde e de uma nova cultura de educação sexual em Cabo Verde, está a ser alvo de enormes contestações por parte de grupos extremistas locais.
Sabemos que um grupo designado "As Jovens Mães da Ilha do Sal" vão estar presentes no aeroporto para o receber.
Não sei se terá "mãos" para todas elas, mas peço-lhe que actue com toda a precaução.
Desde já disponho todos os meus serviços para qualquer urgência.
Com os melhores cumprimentos e o desejo de uma boa estadia,
O Ministro Sombra da Justiça
Partido Simplex
Exmos. Ministros Sombra
Os nossos serviços secretos de informação deram-me conhecimento de que na Holanda nasceu o “Internet Party of Netherlands”, uma organização que não tem nada de material (nem sede, nem programa, nem sócios, nem reuniões, nem cartões, nem quotas) e que começa e acaba na NET.
É a democracia directa na sua mais directa forma com um referendo contínuo.
"We are the most democratic party in the Netherlands. People come to the web portal IPNL.nl and suggest topics, there's a debate and then issues are put to the vote - that's how we decide how the party programme is made up."
Apraz-me imenso saber que esta (verdadeira) lógica Simplex que o nosso Governo Sombra pretende ver adoptada em Portugal, já ultrapassou fronteiras.
Todavia, vozes do contra já se ouvem. “The Internet guru and technology expert Vincent Everts likes the idea but doesn't think it's really practical”."The concept is really interesting but you need to have political leaders who are prepared to lead and not people who are constantly looking over their shoulders to say 'hey guys what are we going to do?'"
Não deixa de ser curioso este Senhor não acreditar na viabilidade desta ideia mas acreditar na existência de “political leaders who are prepared to lead”!!!
As minhas sinceras congratulações para esta iniciativa que visa igualmente garantir o direito à liberdade de expressão dando o seu contributo para o aumento da confiança dos cidadãos no Estado de Direito.!
Com os melhores cumprimentos,
O Ministro Sombra da Justiça,
Al-berto na Choça
Férias no sítio errado ou má escolha do sistema de saúde?...
quarta-feira, outubro 25, 2006
Após um agendamento, aproveitei para descansar uns dias na bela da Serra da Estrela, pois o meu salário, já na altura, não dava para mais. Lá segui para a Covilhã com o resto da família, para um pequeno “family quality time”.
Ao segundo dia, lá aceitei o desafio do meu anfitrião e resolvi praticar Ski… Ora, como a idade não perdoa e o jeito não é muito, lá se foi o joelho…
Felizmente (ou antes pelo contrário…) estava no meu País. Desloquei-me ao Hospital ainda nesse dia, com dores lancinantes a percorrerem-me o corpo, sem revelar a minha identidade e sem fazer os telefonemas “da praxe”, pois não pretendia que a minha posição fosse razão para um tratamento mais especializado.
Chegando ao Hospital, entrei em fila de espera. Após 3 horas, fui atendido por um médico bastante simpático que, (in)felizmente, me reconheceu. Assim, em 4 horas realizei os exames que, por norma, demorariam 2 meses a realizar. Diagnóstico: Rotura de menisco…
Bom, como eu disse ao médico que não pretendia ser operado logo, dado ter muito trabalho a realizar no ministério (e tendo em conta que NÃO tenho secretários de estado!), segui viagem com a certeza de que iria ser contactado em breve.
10 (DEZ!) meses depois, no início da semana, ligam-me do Hospital, dizendo que iria ser operado na sexta-feira seguinte. Antes de entrar em colapso nervoso, e antes que me desse para insultar a referida pessoa, perguntei calmamente porque não me avisaram com maior antecedência. “Política nova do Ministério, igual para todos!”, responde a vozinha arrogante do outro lado. “Ok, percebo…”, respondi inconformado.
Se calhar, o que eu devia ter feito era ter aproveitado mesmo o cargo político que ocupo e as pessoas bem colocadas que conheço. É que nem era necessário ter ADM ou ADMG para ser operado no Hospital Militar logo que quisesse, sem ter de gastar dinheiro em clínicas privadas!
Enfim, não quis (ou pude?) fazer as coisas de uma forma SIMPLE(s)X…
Ainda assim, acho que anda alguém a conspirar contra a minha pessoa… Agora é que tudo começa a encaixar! Já não bastava o salário para 2007, ainda estive DEZ meses à espera da operação!
É este o nosso País...
Manual de Procedimentos
Como será do conhecimento de V.ª Exas. devido à dificuldade de interpetação da Lei de financiamento dos partidos, o Tribunal Constitucional (TC) criou um manual de procedimentos a que o Simplex999 teve acesso em primeira mão.
Deixo-vos um exemplar que deverá ser adquirido na Papelaria mais próxima:

Provocação...
terça-feira, outubro 24, 2006
Burns TL,
Ineck JR.
Creighton University Medical Center, Omaha, NE 68178-4879, USA.
OBJECTIVE: To review the literature concerning the physiology of the endocannabinoid system, current drug development of cannabinoid agonists, and current clinical research on the use of cannabinoid agonists for analgesia.
Urgência mais ambiciosa
A nova organização dos serviços de urgência está em discussão desde o início de Outubro e propõe uma rede nacional com 83 serviços, a criar a partir do encerramento de 14 urgências hospitalares e da integração, na rede, do atendimento urgente reconvertido de 24 centros de saúde. (...) Pedro Nunes reiterou que a Ordem não tem reparos a fazer à proposta em discussão pública, nomeadamente em relação à possibilidade de encerramento de 14 urgências hospitalares, mas realçou que "gostaria que a reforma fosse mais ambiciosa". (...) Com a nova rede, cem mil portugueses ficarão a mais de 45 minutos de um posto de urgência. Actualmente mais de 450 mil portugueses estão a mais de 60 minutos deste tipo de serviço.
O devido reconhecimento deverá ser prestado!
É ainda na expectativa daquela que se presume ser uma das tomadas de posse mais relevantes para este Governo Sombra que congratulo o Ministro das Finanças por aquele que possivelmente será o mais brilhante raciocínio do governo:
Segundo este Ministro: "As alterações que o Governo quer introduzir na Saúde vão permitir aos utentes dos serviços públicos poupar dinheiro, apesar da introdução de taxas de internamento e de cirurgia".
Esta capacidade de reinventar o cálculo, de demonstrar como fazer a devida interpretação da realidade dos factos é digna de ser sublinhada e até premiada!
Peço pois a colaboração de todos os Ministros Sombra para em concílio elaborarmos um projecto-lei com o objectivo de promover o devido reconhecimento a estas pérolas, através da recolha de todas as ilações ou frases proferidas publicamente pelos ministros e outros!
Posteriormente, em data a agendar, procederemos à votação de qual as três melhores frases ou ilações do ano.
Deixo ainda neste espaço a oportunidade de se pronunciarem sobre o titulo a adoptar para estes prémios.
Cumprimentos,
O Ministro Sombra da Justiça
Al-berto na Choça
Mas quem é que aprovou esta lei?!?!?
Comentário: continuam a esforçar-se já lá vão 3 anos...é admirável...tanto esforço junto!!!
Já Martim Borges de Freitas, secretário-geral do CDS-PP, é muito mais sincero, reconhecendo que o acórdão do Tribunal Constitucional, divulgado hoje pelo PÚBLICO, "é prejudicial para a imagem dos partidos" e justifica as falhas com o facto de a nova lei apenas ter entrado em vigor nas últimas legislativas.
Comentário: Mas ninguém disse ao juiz para no acórdão não se referir aos partidos políticos!?!?!
No seu entender, "é perfeitamente normal que as pessoas que estejam à frente dessas estruturas locais do partido, como também a nível central, às vezes, não tenham a noção de como se devem aplicar as regras".
Comentário: Por isso é que a Câmara de Lisboa(por exemplo) tem tantos avençados!!!Para ajudar estes ingénuos líderes políticos constantemente afectados por "novas" leis...
Ora, pergunta-se "Mas quem é que aprovou esta lei?!?!"
Votação final global
Obs: Texto de substituição, apresentado pela Comissão Eventual para a Reforma do Sistema Político[DAR I série Nº.113/IX/1 2003.04.26 (pág. 4795)]
Votação na Reunião Plenária nº. 111Aprovado
Contra: BE, PCP, PEV, PS
A Favor: CDS-PP, PSD
Comentário: E depois não querem que o nosso tutor espiritual ande sempre a dizer que a culpa é da oposição!?!? Não admira...a aprovar leis de controlo das finanças de um partido! Será que eles não pensam???
O Teorema de Sócrates
domingo, outubro 22, 2006
Médicos contra medicamentos para sida, cancro ou hepatites nas farmácias
Urgências não justificadas
Começo a achar que é perseguição...
sábado, outubro 21, 2006
Já não consigo reter a minha indignação e repúdio por esta verba orçamentada para os salários dos ministros.
Um corte de 19,6% no salário… Mas valerá a pena continuar, com a exigência que este cargo transporta, sabendo que não sou tratado de forma igual em relação aos restantes?
Assim, não!
Sabem qual o ÚNICO ministro sombra sem secretários de estado?
Sabem qual é o ÚNICO ministério sem página WEB?
E para além de todas estas falhas, ainda me baixam o salário! Inconcebível!
Como pagarei as contas enormes de Corporación Dermoestetica? Ser careca começa a custar, e já não aguento mais! E como pagarei as belas das massagens de relaxe que terei de ter após reunir com os grupos parlamentares da oposição?
E, ainda por cima, o caríssimo Ministro Sombra da Presidência recebe um aumento de 112,4% (!?!?). INCOMPREENSÍVEL!
Um ministro que tem 2 (DOIS!) secretários de estado! Tudo bem que este cargo compreende o funcionamento da Presidência do Conselho de Ministros e a responsabilidade política nas áreas da igualdade de género, imigração e minorias étnicas, juventude e desporto… Mas são 3 (TRÊS) a trabalhar em conjunto (fora acessores)!
Ora, ao Ministro Sombra dos Assuntos Parlamentares compete assegurar as relações do Governo com a Assembleia da República e com os grupos parlamentares e é responsável pela tutela da Comunicação Social. SOZINHO!! Estão-me a ver a manter uma boa relação governamental com certas figuras caricatas do hemiciclo, não estão?! E controlar os canais públicos (e puxar cordelinhos nos privados) para que as notícias que atinjam o Governo apareçam a meio dos TeleJornais*? SOZINHO!
E baixam-me 19,6% o salário!!
Começo a achar que é perseguição!
Alteração da propriedade das farmácias
"Variações Positivas"
Exmos Ministros Sombra
estes são os valores concretos para 2007.
Conto com os vossos comentários!
VALORES DO SALÁRIO MENSAL
A divisão da verba orçamentada para os salários dos ministros, na rubrica ‘titulares de órgãos de soberania e membros de órgãos autárquicos’, indica o valor mensal do ordenado de cada um daqueles governantes. Com 65 899 euros para 2007, o primeiro-ministro conta com 5491 euros por mês. Já Pedro Silva Pereira, cujo valor orçamentado ascende a 123 036 euros, terá 10 253 euros. Por isso, o CM perguntou ao Ministério das Finanças se havia erro no registo dos números.
DESPESAS COM PESSOAL
JOSÉ SÓCRATES (Primeio-Ministro): 65.899 euros (2007) / 69.682 euros (2006) / Variação: - 5,4%
PEDRO SILVA PEREIRA (Ministério da Presidência): 123.036 euros (2007) / 57.900 euros (2006) / Variação: + 112,4%
AUGUSTO SANTOS SILVA (Ministério dos Assuntos Parlamentares): 55.812 euros (2007) / 69.452 euros (2006) / Variação: - 19,6%
ANTÓNIO COSTA (Ministério da Administração Interna): 55.812 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,49%
LUÍS AMADO (Ministério dos Negócios Estrangeiros - tutelou a Defesa até final de Junho 2006): 55.813 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
TEIXEIRA DOS SANTOS (Ministério das Finanças): 55.813 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
NUNO SEVERIANO TEIXEIRA (Ministério da Defesa - é ministro desde Junho 2006): 55.813 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
ALBERTO COSTA (Ministério da Justiça): 55.812 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
FRANCISCO NUNES CORREIA (Ministério do Ambiente): 55.813 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
MANUEL PINHO (Ministério da Economia): 56.950 euros (2007) / 56.100 euros (2006) / Variação: + 1,5%
JAIME SILVA (Ministério da Agricultura e Pescas): 55.813 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
MÁRIO LINO (Ministério das Obras Públicas): 55.812 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
JOSÉ VIEIRA DA SILVA (Ministério do Trabalho e Segurança Social): 55.813 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
CORREIA DE CAMPOS (Ministério da Saúde): 55.812 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
MARIA DE LURDES RODRIGUES (Ministério da Educação): 55.900 euros (2007) / 54.990 euros (2006) / Variação: + 1,65%
MARIANO GAGO (Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior): 55.813 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
ISABEL PIRES DE LIMA (Ministério da Cultura): 55.812 euros (2007) / 54.988 euros (2006) / Variação: + 1,5%
Objecção de Consciência II
Como é do seu conhecimento a razão deste projecto de simplificação denominado Simplex999, cuja evolução é por demais evidente, tem por principais finalidades propor soluções para determinadas questões sem resposta aparente.
É nessa lógica que proponho ao ilustre colega a seguinte solução, que salvo melhor opinião, será a mais correcta:
Face à actuação do Governo, a Ordem dos Médicos ou os próprios médicos, devem fazer uso do direito constitucionalmente conferido de iniciativa legislativa, de forma a concretizarem o direito de exercício da objecção de consciência.
Para mais informação ler a lei
Com os melhores cumprimentos,
O Ministro Sombra da Justiça,
Vazio legal na objecção de consciência
sexta-feira, outubro 20, 2006
Inteligência e Mérito Genético!
Só à instalada!!!
Uma questão de Saúde Pública!
Proíbe, com carácter definitivo, a criação, junto ao mar, de galinhas poedeiras, para que elas não ponham ovos nas praias, obviando, pelo seu carácter epidémico, ao nascimento de pintos da costa.Fim ao sigilo!
quinta-feira, outubro 19, 2006
- Ver lista aqui
Não Diga Isso!!!
Exmo. Ministro dos Negócios Estrangeiros Sombra...Ainda é cedo para se ir embora!
Aborto II
1º Ler primeiro esta notícia :
2º Evidenciar pontos relevantes desta notícia de acordo com a lógica Simplex:
3º Evidenciar outros que colocam em causa toda a teoria do Governo (no cenário de todos os médicos dos hospitais públicos sofrerem de objecção de consciência):
"Quanto à objecção de consciência de alguns médicos, Santos Silva responde: "A objecção de consciência dos médicos é um direito." Um direito que, para o líder parlamentar do PS, Alberto Martins, não pode ser confundido "com o cumprimento da lei geral e da Constituição. Os médicos estão sujeitos às leis do País", diz."
Esquece-se o Ministro da Saúde da existência de um Código Deontológico dos Médicos que além de tutelar este direito de objecção, continua a prever sanções para quem praticar aborto.(remeto melhores explicações para o Exmo. Ministro da Saúde Sombra)
Os sintomas são evidentes...Mais um projecto patologicamente débil!
Aborto...
Vacinas contra gripe sazonal
Consultório Sentimental - Resposta
quarta-feira, outubro 18, 2006
não pretende o Simplex999 desculpar quem não tem desculpa mas sim apresentar as soluções possíveis atendendo aos meios que lhe são disponibilizados.
É sem dúvida incompreensível o facto de ainda não existirem Lojas do Cidadão no Algarve, esta é uma lacuna que será colmatada de forma urgente pelo nosso Governo.
Outro dos projectos deste Governo Sombra é elaborar um projecto de lei tendo em vista permitir que a renovação do BI se processe via NET (actualmente apenas é possível obter certidões) e permitir que qualquer conservatória do registo civil possa emitir o BI independentemente do local de residência do interessado.
Ora, a resolução do problema de V.ª Ex.ª está limitada ao Director-Geral dos Registos e do Notariado que poderá em casos excepcionais de reconhecida urgência na obtenção do bilhete de identidade para a prática de quaisquer actos, e manifesta impossibilidade de serem apresentadas, em tempo oportuno, as certidões nas condições exigidas pelo Código de Registo Civil, ou se ocorrer caso fortuito ou de força maior, autorizar a emissão do bilhete de identidade provisório, válido por período não superior a 60 dias, com base em certidões cujo prazo de validade esteja ultrapassado ou em outros documentos fidedignos.
Deverá V.ª Ex.ª requer a emissão do BI provisório ao Director em conformidade com o supra referido.
Com os melhores cumprimentos,
O Ministro Sombra da Justiça
Al-Berto na Choça
A culpa é do consumidor!!!!
«São os consumidores que devem este dinheiro. Não é mais ninguém», disse o secretário de Estado à TSF, considerando que este «foi quem mais consumiu tarifas no passado e isso gerou défice». «Este défice tem de ser pago por quem o gerou», disse Castro Guerra à TSF».
In Diário Digital
Bem...Exmos Ministros Sombra... é aproveitar!!!
Divida do Estado ao Estrangeiro...a culpa é do consumidor!
Dívida da saúde...a culpa é do consumidor!
Dívida da Justiça...a culpa é do consumidor!
Acho que estamos safos!!!
Testamento de fim de vida!
OE 2007
segunda-feira, outubro 16, 2006
A originalidade impressionou algumas pessoas mas não impressionou o Conselho de Ministros Sombra...o nosso orçamento de estado para o ano de 2007 será hoje mesmo entregue...por correio digital!!!
Evitemos deslocações...evitemos burocracias...para que serviu o projecto ViaCtt???
Pensamentos...
Ranking dos Sistemas Nacionais de Saúde
Portugal ocupava a honrosa 12ª posição (link)... e agora?
Potencialidades anti-depressivas
domingo, outubro 15, 2006
As medidas certas!
Pois é, mas para isso é preciso um know how que não pode ser negligenciado.
O Simplex999 dá mais um passo nesse sentido, em busca da liberdade, da democracia e do sucesso!!!
Queremos atingir os 5000 até ao final da legislatura...vamos por fim à crise!!!
Resolução do Conselho de Ministros n.º 999/2006, D.R. n.º 999, Série I de 2006-10-15 - Presidência do Conselho de Ministros - Regulamento para aplicação imediata em todos os instrumentos adequados.
Descida no preço dos medicamentos
Fonte da Juventude!
"Shooting is not a bad theory"
sexta-feira, outubro 13, 2006
Lançada a polémica relativamente à forma como as forças da autoridade portuguesas colocam termo às perseguições de suspeitos, o Simplex999 obteve em primeira mão uma entrevista exclusiva com o chefe da segurança de Kim Jong-il sobre como optimizar as nossas forças e da relevância do uso da arma. Portugal tem muito que aprender!!!
Ouvir com muita atenção...
Regime Processual Civil Experimental
Duas notas iniciais:
1. O Simplex999 apoia incondicionalmente todas as medidas que visem a celeridade processual.
2. Pessoalmente, considero que qualquer medida que não ofereça garantias imediatas de sucesso, ou seja, qualquer medida do Governo, deveria ser sempre alvo de um modelo experimental. Permite verificar os pontos positivos e os negativos possibilitando o seu aperfeiçoamento perante os problemas práticos colocados.
A Simplificação no Processo Civil tem como características mais relevantes as seguintes:
Tramitação única processual
Este regime prevê uma única tramitação para todas as causas, independentemente do valor e do tipo de litígio. No regime geral existem tramitações específicas, em função do tipo e valor da causa: processo ordinário, sumário ou sumaríssimo. Este regime experimental reduz o tipo e tramitação para apenas um.
Comentário: Considero que deveria ser concedida liberdade às partes para escolherem qual a tramitação que consideram adequada à acção o que seria tomado em conta pelo juiz para determinar o tipo de acção.
Apresentação conjunta de processos
As partes passam a poder apresentar conjuntamente a petição inicial e a contestação invocando logo os factos em relação aos quais já existe acordo e os factos que ainda terão de ser provados. Assim sendo, o processo passa a ter carácter urgente e há uma redução significativa do montante das custas judiciais a pagar.
Comentário: Considero um boa ideia
Inquirição de testemunhas fora do Tribunal
As testemunhas vão passar a poder ser inquiridas fora dos tribunais, na presença das partes, sendo lavrada uma acta. O processo passa a ter carácter urgente e verifica-se igualmente uma redução significativa das custas judiciais, mas o juiz pode determinar que o depoimento seja renovado na sua presença.
Comentário: Em termos práticos poderá garantir que as testemunhas não terão que passar dias inteiros nos tribunais à espera de serem chamadas evitando deslocações muitas vezes inúteis , mas como se assegurará a presença das testemunhas fora dos tribunais?
Agregação de acções
A agregação permite a junção temporária de processos para que o juiz possa praticar um ou mais actos que abranjam vários processos. O juiz deixa de estar obrigado a praticar actos repetitivos e idênticos só por serem processos diferentes. Esta agregação é flexível. Praticado o acto, os processos continuam a ser tramitados separadamente.
Comentário: Considero uma boa ideia
Distribuição de processos diáriariamente
A distribuição de processos aos magistrados passa a ser feita, diariamente, durante a semana. Até agora a distribuição só se realizava em dois dias – segundas e quintas-feiras. Um processo que fosse entregue numa terça- feira teria de esperar por quinta-feira para começar a ser tramitado.
Comentário: Apenas irá permitir às partes a informação mais rápida de qual o juiz a quem foi distribuído o processo e o seu número, pois não acredito que existam juízes sem trabalho à espera que os processos sejam distribuídos…
Causa principal decidida logo com pedido cautelar
O juiz passa a poder decidir a causa principal logo quando é analisado e decidido o pedido cautelar nos casos em que o procedimento cautelar tenha todos os elementos que permitam decidir sobre a causa principal. Evita-se toda a produção de prova e os argumentos repetidos e analisados pelo juiz.
Comentário: A efectuar com as devidas cautelas
Taxas moderadoras II...
quinta-feira, outubro 12, 2006
O Futuro do Simplex
terça-feira, outubro 10, 2006
Segundo o ministro de Estado e da Administração Interna, António Costa, depois de concluídas as recolhas das medidas que se propõem tomar de simplificação durante o ano de 2007 junto de todos os ministérios, «colocaremos a debate público esse projecto em Novembro de forma a que possamos contar também com contributos da sociedade civil para enriquecer o programa Simplex».
«Este programa que terá uma grande incidência sobre o tema licenciamento das actividades económicas que é uma prioridade transversal para podermos ter maior competitividade na nossa economia», acrescenta o ministro em conferência de imprensa.
O programa vai ser apresentado logo no princípio de Janeiro de 2007 e será ainda construído um painel exterior à prestação pública de personalidades nacionais que procedam à avaliação e ao acompanhamento da execução do programa.
O Governo vai ainda assinar um contrato com a OCDE para que esta faça um acompanhamento e uma avaliação da execução do programa Simplex e do «seu real impacto» na diminuição dos custos na sociedade e economia portuguesa.
Simplex conta com 36 medidas integralmente cumpridas
Quanto a este trimestre o balanço é feito através de uma taxa de execução de 84, 9 por cento, e em que 36 medidas estão integralmente cumpridas, uma parcialmente cumprida e seis por cumprir.
No acumulado dos dois trimestres dá uma taxa de execução de 84%, 108 medidas integralmente cumpridas, quatro parcialmente cumpridas e 20 por cumprir.
Relativamente às 43 medidas deste trimestre, «gostava de destacar que toda a informação mais detalhada está disponível neste momento no site da Unidade de Coordenação da Modernização Administrativa (UCMA), onde poderão encontrar várias medidas de colocação de formulários electrónicos». Trata-se de muitos casos de um primeiro passo para o desenvolvimento de serviços on-line que facilitam a vida ao cidadão.
Encontram também uma primeira iniciativa em matéria de licenciamento industrial. O programa tem várias iniciativas do ministério da economia no âmbito dos licenciamentos de instalação de combustíveis, de licenciamento industrial e de licenciamento comercial.
«O Simplex serve para tornar mais fácil a vida aos cidadãos no cumprimento das suas obrigações e também no exercício dos seus direitos», salienta ainda.
Este programa é para todos os que residem em Portugal e não apenas para os cidadãos portugueses por isso mesmo foi criada outra medida dirigida aos que vivem em Portugal: o centro de atendimento multiligue ao imigrante.
Indigestão...
Curiosamente não vêm nenhum dos altos dirigentes da mais antiga organização política do continente europeu, nem qualquer convidado dos 46 países que a integram. Apenas 50 pessoas, todas portuguesas, ligadas ao Parlamento, ao Conselho da Europa ou, de alguma forma, à data histórica que já se cumpriu a 22 de Setembro. Mas a festa está garantida!
Mas não se pense que o reduzido número de convidados portugueses, apenas 50, se deve à preocupação de contenção...não...facto é que "Em declarações ao Público, a secretária-geral da AR, Adelina Sá Carvalho, rejeita o carácter restrito das comemorações: "Houve a preocupação de convidar o maior número possível de pessoas, foram enviados cerca de uma centena de convites." No entanto, cerca de metade ficaram sem resposta ou tiveram resposta negativa. Como aconteceu com o do presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa ou o do secretário-geral da organização. Ontem apenas estavam confirmadas 46 presenças!"
Mias, de forma a dispensar outros formalismos e burocracias nesta era tão SIMPLEX, o orçamento inicial apresentado que ascendia a 16.500 euros, já com IVA, foi reduzido porquanto aquele valor obrigaria a uma aprovação pelo Conselho de Administração da AR, que se reúne na véspera do evento. Assim, como o valor real ficará abaixo dos 12.500 euros, essa formalidade fica dispensada.
É esta a atitude que todos devíamos adoptar!!!
Evitemos as burocracias!!!
Vamos todos comemorar juntos esta grande data...brindando com a subida de juros, o aumento da despesa pública, a nova lei de financiamento do poder local e regional, a crise financeira das instituições judiciárias e judiciais, etc...
Um Grande Brinde!!!
PS - Adivinha: Se o valor total do jantar é de 12.500€, o preço por pessoa de 150€ e o número de convidados 50...o que é que não bate certo?
Atestados só passados pelo SNS
Informação fiscal!

IgNobel
Foram ontem entregues os prémios IgNobel, o contraponto satírico dos Nobel, no histórico teatro da Universidade de Harvard. Os IgNobel são atribuídos há 15 anos pela revista humorística Annals of improbable research e procuram distinguir trabalhos que façam primeiro rir e depois pensar. Os vencedores são ovacionados com aviões de papel e os prémios entregues por verdadeiros laureados Nobel. A ideia é mostrar que a ciência não se faz apenas de sucessos e de descobertas relevantes para a humanidade, mas também de trabalhos que roçam o irrelevante e o acessório.
(…)
Medicina
Bom… EHEHEH!
A inspiração dos deputados italianos
Agora que sabemos porquê pergunto: Será que este governo não está a precisar de alguma inspiração?
Por fim a Razão de ser do 999...
Devido ao elevado número de telefonemas e cartas que diáriamente são dirigidos à Sede do Conselho de Ministros Sombra questionando a razão de ser do 999, impõe-se uma justificação:

Taxas moderadoras...
A propósito da “Lei da paridade”
segunda-feira, outubro 09, 2006
No Público de Domingo, 8 de Setembro de 2006, li uma entrevista com Maria Manuel Oliveira, deputada do PS.
Devo, antes de mais nada, acrescentar que a tão propalada lei da paridade e a “regra” que o PS adoptou internamente, é deveras interessante. Sendo 1/3 dos deputados de cada partido do sexo feminino, tornaremos o hemiciclo muito mais atraente e, com certeza, apresentará um certo teor romântico e acolhedor. Não será de estranhar se daqui a algum tempo, ao ver o Canal Parlamento, alguém reparar em meia dúzia de novelos e livros de receitas em cima das bancadas… Qui çá, teremos a oportunidade de ver uma “CatFight” em directo, entre as bancadas do PS e PSD, p.e., com deputadas de agulha de tricot em riste! (Brincadeira! :D)
Sinceramente, vislumbro esta lei de dois ângulos: em primeiro lugar, acho muito bem que haja um influxo de sangue e ideias novas no Parlamento, dado (re)conhecer bastantes militantes do sexo feminino com capacidade para singrar como deputadas, em oposição a muitos que actualmente por lá poisam. Em segundo lugar, julgo que “forçar” os partidos a injectarem 1/3 de mulheres torna-se castrador para quem fará a selecção. Não ficará ninguém melhor de fora? Sendo Homem ou Mulher, o que interessa é que represente os cidadãos que os elegem, de uma forma honrada e perspicaz!
Ou não?...
Em relação à entrevista, apraz-me saber que a (quase) Doutora Maria Manuel Oliveira, a 12.ª candidata da lista de Setúbal, vai exercer o seu primeiro trabalho político dentro do Partido Socialista como deputada. Entrou no hemiciclo, pois António Vitorino (entrou para o think-thank da Fundação Bertelsman) e Paulo Pedroso (por motivos profissionais não regressa ao cargo) não podem exercer o seu contributo. Ou seja, mais directamente não poderia ter sido.
Ainda assim, refere ao Público: “Posiciono-me na mesma directriz (de Vitorino). Uma espécie de 3.ª via, se assim lhe quiser chamar. Mas jamais vou comparar-me ao deputado Vitorino, isso está fora de questão".
Ora bem! Consciente…
«Apesar disso, a deputada de Setúbal não considera ter sido o sexo a definir a sua presença na lista do PS pelo círculo de Setúbal. "Não sei quais são as motivações dos outros, mas acho que me chamaram porque sou uma pessoa que provavelmente viria a dar uma mais-valia ao partido” (…) “Numa sociedade em que a figura do homem ainda domina, é importante que existam mecanismos que permitam que as competências das mulheres possam ser mostradas. Não é que as mulheres precisem de mostrar essas capacidades. Mas se não lhes forem dadas as mesmas igualdades vai ser mais difícil." Admitindo que a lei da paridade "tem a valia de permitir que as mulheres mostrem as suas capacidades", faz questão de realçar que "as mulheres vieram para a política porque têm valor" e não pelo simples facto de serem mulheres.»
AH! Crente…
«Nas próximas duas semanas, a deputada de Setúbal vai manter-se como observadora para se ambientar e integrar ao novo cargo. E só depois irá definir as suas principais missões no Parlamento. (…) A acabar uma gramática sobre a nova terminologia linguística para o ensino básico e secundário, afirma que a nova rotina apenas lhe alterou os horários de escrita. A vida pessoal e familiar permanecerá intacta.»
Em suma, e pelo que me deu a entender, vai ser uma integração bastante simples e rápida…
Do Ministro Sombra dos Assuntos Parlamentares
Gugu Sásy
Uma entrevista...um contraditório
O ministro da Justiça, Alberto Costa, afirma que estão a ser desenvolvidas reformas para que a justiça portuguesa seja «mais rápida» e assuma um papel no «crescimento económico e desenvolvimento da competitividade» do país. As declarações foram proferidas numa entrevista concedida ao jornal económico espanhol Expansion, durante a XV Conferência de Ministros da Justiça Ibero-Americanos, que decorreu em Maspalomas, nas Ilhas Canárias, nos dias 28 e 29 de Setembro.
Além da desmaterialização dos processos nos tribunais, um dos factores que contribui para o crescimento económico do país é o projecto Empresa na Hora, desenvolvido pelo Ministério da Justiça, e recentemente referido no relatório Doing Business do Banco Mundial, que refere Portugal como um dos 10 países onde é mais rápido constituir uma empresa. (ver Diário de Coimbra)
Na entrevista, o ministro da justiça refere-se também à assinatura do acordo político-parlamentar para a área da justiça. “Conseguimos alcançar um acordo político com o principal partido do oposição que nos permitirá aprovar reformas ao longo desta legislatura beneficiando de uma ampla maioria parlamentar”, sublinhou. ( Ver Diário de Notícias)
O ministro da Justiça deu como exemplos das reformas em curso a reformulação do mapa judiciário, as revisões do Código Penal e do Código do Processo Penal, a introdução do Sistema de Mediação Penal e as alterações no acesso à magistratura.(ver Correio da Manhã)
No final da entrevista, Alberto Costa reconhece que em matéria de justiça Portugal e Espanha devem ser fonte de inspiração mútua. (A efectuar com as devidas precauções... ler posologia)
Ficheiro Anexo:
Entrevista do ministro da Justiça 237.36 Kb
Urgências hospitalares... inaugurar para encerrar!
A Câmara Municipal de Cantanhede solicitou ao presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro uma reunião "urgente" para manifestar o seu desacordo face ao possível encerramento do Serviço de Urgências do Hospital Arcebispo João Crisóstomo. Foi também aprovada por unanimidade, na assembleia municipal, a constituição de uma comissão, proposta pelo PS local, com representantes de todos os partidos, para acompanhar o executivo nas acções a empreender junto da ARS e de outras entidades competentes no sentido de evitar o encerramento da Urgência do hospital de Cantanhede. Em nota enviada à imprensa, a autarquia adianta ainda que estão a ser realizados investimentos no hospital de Cantanhede que "ultrapassam os quatro milhões de euros" para a recuperação e ampliação das instalações e aquisição de equipamentos, nomeadamente no Serviço de Urgências, recentemente inaugurado: "Não faz qualquer sentido, portanto, equacionar o encerramento de um serviço precisamente na altura em que passou a dispor de condições para funcionar adequadamente em novas instalações acabadas de inaugurar", argumenta o autarca João Moura. M.J.L.
Louvores...
domingo, outubro 08, 2006
Louvor nº 1/2006
Louvo Rosita Relax, massagista do meu Gabinete, especialmente encarregada do apoio fisico e psicológico à minha família directa, pelas suas excepcionais qualidades humanas, além de uma excelente educação, elevada competência profissional, capacidade de relaxar, pontualidade, aprumo pessoal e absoluta discrição.
Senti-me muito tranquilo por saber que estava nas suas mãos todos os meus membros, da minha família mais próxima que, por uma razão ou por outra, precisavam dos seus serviços, de que sempre muito gostaram.
08 de Outubro de 2006 - O Ministro Sombra da Justiça, Al-Berto na Choça
Inspirado em Louvor nº532/2006
Luvas
sábado, outubro 07, 2006
Foi com muito agrado e orgulho que li a notícia do Semanário Económico que destaca as empresas portuguesas no uso de luvas, logo depois das empresas italianas!!!
É sem dúvida importante o melhoramento contínuo das condições de trabalho dos nossos empregados, principalmente agora que se aproxima o Inverno.
Considero-me já adepto desta iniciativa projectando de imediato o mesmo procedimento para os tribunais que estão sempre a queixar-se da falta de condições.
Com os melhores cumprimentos,
O Ministro Sombra da Justiça,
Al-Berto na Choça
Despacho fora de horas
sexta-feira, outubro 06, 2006
Vou aproveitar este fim de semana prolongado para umas pequenas férias merecidas.
Ao contrário daqueles vampiros que me presseguem com as suas capas pretas eu farto-me de trabalhar.
Porém, sinto que me esqueci de alguma coisa...mas creio não ser nada de relevante
Até segunda feira!!!
O Teu Ministro,
Al-Berto na Choça
Agradecimentos
Escutas
LR - Soutor, estou deveras surpreendida com o que se passou!!!
CS - Não fique Soutoura, são os procedimentos...está na lei...
LR - Soutor, o regulamento do congresso é omisso nesse detalhe...
CS - Pois, Soutoura, remete para a lei geral...e depois seguimos o parecer da Comissão Nacional de Jurisdição!
LR - Isto é muito complicado...
CS - Não é complicado Soutoura...mas também não é SIMPLEX!!!
O SIMPLEX999 apoia a Dr.ª Rocheta! Abaixo os procedimentos burocráticos!!!
Introdução
quinta-feira, outubro 05, 2006
Apresenta o Simplex999 seis objectivos principais:
I - Existência de certidões de Incapacidade do Governo e da AR
Reforço dos canais de comunicação dentro da Administração do Blog e de partilha da informação pública, no respeito dos direitos dos cidadãos, nomeadamente em matéria de procedimentos atentatórios à inteligência dos Portugueses.
II - Eliminação do papel/desmaterialização
Aproveitamento das facilidades oferecidas pelas tecnologias da informação e da comunicação para eliminar os antigos circuitos do papel, facilitando o acesso e diminuindo os custos de gestão.
III - Simplificação/Desburocratização
Combate à complexidade das conclusões, indeferindo qualquer Comissão de Inquérito proposta, reduzindo o volume dos documentos e a rigidez das práticas administrativas.
IV - Desregulamentação
Eliminação dos controlos e dos constrangimentos prévios, desnecessários ou desproporcionados, desenvolvendo o princípio da confiança e da responsabilização do Governo e da Assembleia da República.
V - Facilitação do acesso à informação
Articulação dos diferentes blogs e sites informativos que actuam no âmbito do mesmo procedimento, numa lógica de integração de serviços e de partilha da informação.
VI - Harmonização e consolidação de regimes jurídicos
Melhoria do acesso e da compreensibilidade das leis e regulamentos, procedendo à devida dissecação dos mesmos. O Blog não assume qualquer responsabilidade quanto à saúde dos leitores que se propuseram a ler as iniciativas legislativas sem o devido acompanhamento psiquiátrico.
Saudações
"O Governo Provisório da República Portuguesa saúda as forças de terra e mar, que com o povo instituiu a Republica para felicidade da Pátria. Confio no patriotismo de todos. E porque a Republica para todos é feita, espero que os oficiais do Exército e da armada que não tomaram parte no movimento se apresentem no Quartel General, a garantir por sua honra a mais absoluta lealdade ao novo regime."(Edital da Proclamação da República, Teófilo Braga, Lisboa, 5 de Outubro de 1910)


